domingo, 24 de fevereiro de 2013

História da Companhia Zetor de Tratores

1946 - A fábrica da empresa Zbrojovka, na cidade da Morávia Brno (digamos: Bruno), República Checa, tem uma longa história como uma fundição de metal desde 1864. Na segunda guerra mundial, esta fábrica era um dependente forçada da empresa alemã "Ostmark Flugzeugwerke", ou "Avião Ostmark", que usou a planta Zbrojovka no distrito de Brno Vankova para a produção de motores de aviões e componentes. A maioria das instalações da fábrica foram danificadas pelas bombas aliadas durante a guerra. Diretamente após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento de um protótipo do Zetor 25 começou. Os engenheiros eram da antiga fábrica automóvel Zbrojovka. Esta equipe de projeto estava sob supervisão do engenheiro F. Musil.


Modelo Zetor 25




ZETOR 25 1946 – 1948
ZETOR T 25 1949 - 1954
ZETOR 25 A 1949 – 1961
ZETOR 25 K 1949 - 1961

O modelo 25 foi um trator moderno a Diesel, desenvolvida nos anos de 1945 a 1948. O motor era um dois cilindros, o motor era dois tempos com 105 mm diâmetro e 120 mm de curso. Tinha de injeção de combustível indireto, com dispensadores mecânicos em vez de usar dispersores de ar comprimido ou hot bulbs. Motor a Diesel do modelo Zetor 25 era um bom motor, que estava à frente da maioria dos concorrentes na técnica e na vida útil do motor. O estilo de design era clássico, Foi usado a tecnologia e a construção era a mais moderna da época.
A transmissão foi equipado com 6 marchas a frente e 2 marchas à ré, divididos em dois grupos. A tomada de força de 540 rpm feita conforme o padrão europeu. A polia de correia, usado para conduzir coisas como uma máquina debulhadora ou uma serração, foi montada no mesmo eixo da tomada de força, usando um carreia cônica.  Estes tratores tinha freios de direção independentes para diminuir raio do giro. Outro equipamento standard foi um bloqueio do diferencial, um mecanismo que é muito útil, mas não foi observado na maioria dos tratores desse tempo. A maioria destes tratores teve um percalço mecânico.


1947 - Um modelo de um cilindro veio de Brno. Ele foi apontado como uma alternativa mais acessível para o modelo 25 dois cilindros, o modelo Zetor 15 tinha motor a diesel com 15 cv. com 120 milímetros de diâmetro e 140 mm de curso, que também estava usando ao Diesel AVC. A transmissão teve cinco velocidades à frente e uma ré. Foi provavelmente um antecessor de transmissão da série Super, tinham a polia de accionamento da correia igual o modelo 25. Este modelo foi bastante antiquado em comparação com o 25. Este é provavelmente o mais raro Zetor existente, apenas 1.800 foram construídas.
O projeto principal de ambos os motores foi provavelmente um projeto de engenharia venture com a Tatra, o que estava desenvolvendo motores arrefecidos a ar com furo idênticos e o mesmo curso. A camisas de dois cilindro eram substituível pelos motores Tatras.

1948 -  O modelo bem sucedido 25 foi aperfeiçoado com o modelo 25 A. O trator foi atualizado em muitos detalhes, por exemplo: o banco panela de metal foi substituída por um assento de couro, a frente do capô foi redesenhado, os pedais de freio e acelerador foram colocado mais ergonômico, e o escapamento lateral foi montado agora na posição vertical, para evitar chamas no feno e também para garantir a durabilidade, a transmissão foi melhorada durante as montagens com a adição de 76 kg de material para partes cruciais da construção. O eixo dianteiro foi formado por uma unica peça o que aumentou a distância ao solo, cerca de 10 centímetros.

Modelo Zetor 25 A


De qualquer forma o modelo A ainda não era muito adequado para as culturas de linha, a sua distância ao solo era muito pequeno. O modelo A tinha o centro de gravidade muito baixo, de modo que o trator seria mais estável em encostas. Isso fez o modelo adequado para os criadores de gado, que o utilizam apenas para rebocar e e fazer roçada nas montanhas da Checa. O modelo A tinha um engate hidráulico como opção.

Modelo Zetor 25 A 'polopasovy'

Outra modificação instalado de fábrica para o 25 A foi uma esteira nas rodas traseiras. Um cinto estava correndo sobre as rodas traseiras e um eixo complementar, esticada por molas. A cinta foi construído a partir de dois cabos, com vigas de ferro entre eles. O trator tinha um eixo dianteiro dirigido, mas os freios de pé independentes foram necessários trava-los. As vantagens das faixas são mais usados ​​em lama, neve e floresta.


Ao mesmo tempo, outro modelo foi introduzido para as cultura de linha, o modelo de 25 K.Tinha rodas traseiras muito maiores, e um eixo maior da frente. Colunas com maior giro do eixo dianteiro deu cerca de 19 centímetros (7,5 ") de apuramento para os terreno.Um engate hidráulico era padrão. A transmissão do K tinha um espaçamento mais próximo relação de transmissão para um melhor desempenho no campo. Tinha 4 engrenagens na gama que eram importante no campo com velocidade de 4 a 12 km / h. O espaçamento mais próximo relação de engrenagem também resultou em menor velocidade máxima de 20,3 km / h.
O modelo K foi direcionada para os agricultores de culturas em terreno plano, o que iria usar o trator para preparo do solo, colheita e cuidados linha. Para o uso de culturas em linha tinha pneus de tamanho 9x36 (Trator Azul). Quando foi utilizada para plantio direto o K veio com pneus 13x28. (Trator Marrom). O bloqueio do diferencial foi uma vantagem para o preparo, os freios independentes eram vantajosas na cultura  em linha.


Modelo Zetor 25 K

Protótipos Baseados na série T 25

Os engenheiros Zbrojovka desenvolveram vários protótipos com base nos modelos 15 e 25 e modelos Super. As mais interessantes é que não são produzidos em série mas eram estudos de design para o intervalo e depois Unificados em um modelo, uma das séries de trator mais moderno do seu tempo.

Zetor T 18 - Um trator de um cilindro para tratamentos de culturas em linha. Ele foi projetado para transportar equipamentos como pulverizadores e enxadas.


Zetor 18 - Um pequeno trator de um cilindro, o que pode ser visto como o antecessor da série UR1.


Zetor 26 - Tinha um motor de dois cilindros com curso alargada. Foi produzido em cerca do ano de 1955.
O motor tinha um diâmetro de 105 mm e um curso de 130 mm e um deslocamento de 2251 cc. e o seu  poder foi de 28 cv a 1.600 rpm.


Zetor 30 - Estava pronto para produção em série em 1949. Este trator foi o mesmo que o 25, exceto o cabeçote dos cilindros. O Zetor 30 foi um dos primeiros tratores do mundo com injeção direta a Diesel. Ele foi prontamente concedido no show Agrícola com uma medalha de ouro. No entanto, o Escritório Central Comunista decidiu que a 30 não seria produzido em série, eles decidiram que um trator com maior potência deve ser desenvolvido.


Um Trator de três cilindros também apareceram nesta época. O motor foi uma combinação de um e meio motor do T 25, e gerou 29 cv a 1.400 rpm.

Especificações da série T Zetor
modelo
15
25/25 A
25 K
produção
 1947-1949 
 1946-1948 /
1961
1948-1961
tipo de motor
4 tempos OHV, indiretos injetado Diesel,
refrigerado a água
N º de cilindros
1
2
Diâmetro x curso (mm)
120 x 140
105 x 120
deslocamento (CC)
1583
2078
potência (cv)
15
25
às rpm
1500
1800
    velocidades de transmissão de 1
(km / h) 2
3
4
5
6
reverso baixo 
alta 
3,9
5,6
8,2
13
22,3
-
2,8
-
3,4
5,2
7,8
13
20
32
2,3
9,0
4,3
5,6
7,2
11,9
15,6
20,3
3,0
7,7
PTO
540 rpm dependente
polia
sim
engate hidráulico
opção
padrão
pneus          da frente
         traseira 
5,50 x 16
9 x 24
5,50 x 16
x 24 11,25
5,50 x 16
 9 x 28 36/13x
largura de via (cm)  frente
traseira 
127-145
127-145
120-150
120-150
122-154
115-146
distância entre eixos (cm)
156
190
peso (kg)
1400
1750/1826
1955

A produção do modelo 25 A e K parou em 1961, quando um total de 158.570 unidades foram construídas das modelos 25. Milhares deles ainda estão funcionando ou mesmo em uso em fazendas. Os modelos 25 dois cilindros do motor é o avô da gama de hoje dos motores 2, 3 e 4 cilindros, de modo que seus 'espírito' em vidas.

Modelo Zetor 35 Super e o Modelo 50 Super

Modelo Zetor 35 Super

ZETOR 35 SUPER veio com seu primeiro trator de quatro cilindros em 1955, o chamado Super 35. Seu motor era um clone direto dos modelos 25, e foi usado nos modelos 35 super e no Super P.

O Super 35 foi atualizada chamado Super 50 e introduzido em 1960. Ele tinha uma potência de 50 hp igualmente a 1500 rpm. A transmissão estava no mesmo estilo que a do modelo 15, o lugar da polia da correia, bem como o número e relações de transmissão foram semelhantes. A velocidade de 5 marcha  tinham uma construção simples e sólida.




A série Super teve também algumas características interessantes padrão,como um eixo dianteiro independente, bloqueio do diferencial, compressor de ar, e um radiador de óleo do motor. Este radiador foi uma vantagem para o trabalho estacionário, como dirigir uma máquina de debulha na polia.

Modelo Super P



Os 42 cv de potência também foi utilizado em um trator de esteira, o modelo Super P seu peso era 4200 kg, o que significa um peso específico de 100 kg por HP.

A transmissão teve relações igual a dos modelos super, ele foi feito para transporte pesado entre 3 e 7 km por hora. Sua velocidade máxima era de 15 km/h. A sua taxa de utilização de combustível era de 17,5 litros por hectare, ou 9 litros de óleo diesel por hora, ele puxava um arado com uma profundidade de 30 cm.
A demanda dos tratores de esteira nos anos 50 consistiu da falta de engate hidráulicos.


Um guincho foi uma opção, quando foi usado na silvicultura para transportar árvores da floresta. As versões agrícolas teve um padrão de engate hidráulico. Ele também foi usado com lâmina niveladora opcional para paisagismo e de terraplanagem, e para o cultivo profundo de terra era o que os projetos exigiam.


especificações do Super Zetor
modelo
Super 35
Super 50
Super P
produção
1955-1960
1960-1968
1956-1958
tipo de motor
4 tempos OHV Diesel, indiretos
injetado, refrigerado a água
N º de cilindros
4
Diâmetro x curso (mm)
105 x 120
deslocamento (CC)
4156
HP de potência
42
50
42
às rpm
1500
velocidades de transmissão de 1
(km / h) 2
3
4
5
3,92
5,15
7,42
12
24
?
2,4
3,14
4,5
7,3
14,6
2,4
PTO
540 rpm dependente
polia
sim
engate hidráulico
sim
largura de via
120-150
173
Pneus       da frente
traseira 
6,00 x 20
13 x 28
faixas
peso (kg)
2550
4200


Um empreiteiro agrícola local tinha dois Zetor 50 Supers nos anos 50. Estes tratores deixaram uma impressão nas pessoas da época. Meu vizinho tinha dois desses Zetors enormes puxando os espalhadores de estrume, Estes tratores foram puxadores extremamente difíceis, por causa da baixa rotação e do grande deslocamento. Só tempo poderia destruir essas máquinas sólidas sem uma marreta.

Os modelos Super são construídos a partir de 1955. O Super 35 foi sucedido em 1960 pelo Super 50, que foi produzido até 1968. Foi vendido como alternativa acessível para o tipo 1 UR 4011, que foi mais produtiva e econômica em uso. De 1955 a 1968, 106.881 unidades de tratores foram feitas na série Super.


14 comentários:

  1. Opa, não sabe me informar de quem possa se interessar em um trator ZETOR 25k Ano 1956 Funcionando tudo perfeitamente, em muito bom estado Meu Fone è 5399057007 meu face https://www.facebook.com/valandro.iserhardtdefreitas

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  2. Eu tenho um zetor ,25 A funcionado e bom estado

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    1. Boa noite...vc compra peças para seu zetor 25A onde ? Preciso comprar reparo bomba agua.

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  3. Eu tenho um zetor ,25 A funcionado e bom estado

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  4. Eu tenho um zetor ,25 A funcionado e bom estado

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  5. onte encontro pistoes do motor 4 cilindros

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  6. Queria saber porque o zetor 50 ocila ao funvionar ou quando funciona ?

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  7. Eu tenho um zetor 25 A todo original e tá trabalhando perfeitamente.adoro trabalhar com ele, é uma relíquia!!

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  8. Acabei de comprar um 1959 super e vou restaurar muito original 34 991913151

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  9. Eu tenho um zetor 50super em pleno funcionamento

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  10. Tô comprando um zetor 50 oque me dizem ?

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  11. boa noite...quero saber onde encontro peças para trator zetor 25 A aqui no Brasil ? Alguém pode me passar contatos de lojas..(35)9.9826 1908 wattss .

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