sábado, 16 de fevereiro de 2013

História da Companhia Hela de Tratores

1888 - 2012.

1888 - Hermann Lanz sênior fundou uma oficina mecânica no Alto da Suábia Aulendorf - localizada em Mockenstraße. Crescido na parte da economia,  os reparos dos maquinários agrícolas eram realizadas em sua casa. Neste momento Aulendorf ainda era dominada pelo comércio e agricultura, oferecido desde 1869 um entroncamento ferroviário entre as cidades Ulm - Friedrichshafen - Sigmaringen.

Cartão postal cerca de 1900 - Aulendorf.

1890 - Hermann Lanz Júnior nasceu em 17 de Fevereiro de 1890 em Aulendorf e ele encontrou uma idade muito jovem um grande interesse no trabalho de seu pai. Assim, influenciado tanto o comércio serralheiro e a agricultura esses foram os trabalhos da sua vida.

1905 - Hermann Lanz Júnior aprendeu com o seu pai uma lição no comércio de serralheiro e foi então sobre suas viagens o levou a países próximos como a Áustria - Suíça - França, onde ele poderia continuar a lidar com a experiência sobre implementos agrícolas.

1913 - Após o seu regresso à sua terra natal Aulendorf ele se tornou um campeão de testar no comércio serralheiro.Seu Certificado de Mestre foi emitido com uma nota muito boa e com esta qualificação ele poderia compartilhar sua experiência no negócio da família e implementar com sucesso.

1914 - Este ano ele assumiu o negócio da família Hermann Lanz, e casou-se em maio de 1914, nasceu seu Anton. A empresa era jovem e partir de agora continuou sob o nome de Hermann Lanz. Esta aquisição foi base para uma pequena empresa de sucesso.

1915 - Agora começou a fabricação de auto desenvolvimento de equipamentos agrícolas. Estes foram utilizados principalmente para trabalhos nos campos, como grades, arrado e rolos. Para processamento posterior de produtos agrícolas, Os produtos foram produzidos em grandes escalas tais como Cidra, Espremedores de Batatas, Cereais e Cortadores de Forrageiras e outros equipamentos para uso doméstico e agrícola.

1922 - A expansão dos negócios e do número de funcionários necessários apesar da inflação emergente para construir uma nova unidade de produção. Para isso a empresa foi transferida para a Estação Ferroviária local em Kornhausstrasse. Até a década de 60 a empresa cresceu e tinha cerca de 600 empregados e mais de 20.000 metros quadrados, mas não havia um departamento separado com pedreiros de construção, trabalhadores, gesseiro, carpinteiros, etc.

Primeira produção no campus principal em 1940

Casa da Família Lanz que depois virou o Escritório Central da Fábrica

1927 - A Implantação da motorização na agricultura por Hermann Lanz iniciou-se com o desenvolvimento de moto-gadanheiras e automotrizes. Motores elétricos e estacionários já eram usados em equipamentos agrícolas com acionamento por correia - modelo ideal.

1929 - Agora chamado de novo maquinaria agrícola e grades fábrica Hermann Lanz estava em um momento difícil, apesar da crise econômica apresentaram o primeiro trator do tipo Mähschlepper Sanson. 
O motorização foi instalado horizontalmente com motores a gasolina com resfriamento evaporativo e podendo ser instalado individualmente pelo então em construção. O Mähschlepper não tem sido produzidos em lotes, portanto foram frequentemente modificações significativas na designação do mesmo modelo.

O Samson 1 com o motor Deutz MA em 1930

1931 - O quadro foi feito por causa da experiência e constantemente melhorada pelo detalhe de motores a diesel de Sanson, agora com motores diesel e gasolina montados horizontalmente, também equipados com várias classificações. Várias patentes internacionais foram arquivados e ganhou na exposição DLG como Novo e Notável.

1936 - O desenvolvimento do pequeno trator Sansão estava na montagem simples do bloco. Agora 
foram instalados motores verticais a gasolina ou a diesel conforme a necessidade caixa do motor a embreagem e a caixa de velocidade foram diretamente parafusadas no conjunto. Esse conjunto dispensa as correntes usadas para acionar a caixa manual de velocidade. Esse versão recebeu o nome Samson II

Modelo Samson II

1937 - A designação do tipo de moldura Fabelwesen e tratores sem correntes Samson foi alterado com o modelo D 37. O D indica o motor a Diesel e o número para o modelo do ano 1937 do trator.
O motor D 37 foi equipado com um motor Deutz F2 M313 dois cilindros com 20 HP de potência.
Ao mesmo tempo a produção de Samson microtractor foi completamente parada na construção de tratores com chassis. 

Modelo D 37 ano 1937

1938 - Anton Lanz se juntou a empresa de seu pai. Depois de se formar em bacharel de engenharia, trabalhou para empresas de renome como na engenharia Deutz em Köln lugar onde ele fez descobertas importantes no trator e no motor. Como um concorrente para o Deutz, Hermann Lanz trouxe um 11 hp diesel rebocador agrícola um dos mais completos do mercado. O D11 com um único cilindro de 11 hp Deutz modelo F1 M414, esse motor fazia com que chegasse a  mais de 15 km/h, para este micro trator também o D 38 (Modelo 1938) foi apresentado com uma potência hp 22.

Modelo 1938 com Capota 

1939 - A produção de equipamentos agrícolas foi completamente definido eles haviam se focado inteiramente no setor de tratores. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial,  Hermann Lanz tinha sua operação mantida mas precisou renomear a fábrica de tratores era uma exigência do governo nacional. Os edifícios da fábrica e a casa foram ampliados apesar dos tempos difíceis, o seu filho Anton Lanz foi convocado para o Serviço Militar.

Ampliação nas Instalações da Empresa

1940 - Com o modelo de 1940, apesar das atividades de guerra do exército alemão a Fábrica fez o milésimo trator. A Fábrica da Família Lanz de Tratores foram produzindo e enviados para outras cidades. Um número impressionante quando você considera em qualquer momento sério com grande depressão e a Segunda Guerra Mundial quando ninguém poderia realmente realizar algo grande.

O Milésimo Trator sendo dirigindo pela filha de Hermann Lanz

1942 - Pela escassez de recursos o governo alemão ordenou em 01 de julho de 1942 a produção de tratores Movidos a Madeira e com unidade de gás. Quando a empresa Lanz lançou os modelos L25 e HG25 com 25 HP de potência e um gerador de gás de madeira. Para apropriação das unidades vieram os motores prescritos que eram  MWM e Deutz.

A era do trator movido a gás de madeira

1945 - As salas de fabricação haviam sobrevivido à guerra sem danos mas o inventário completo foi tomada pelos franceses para reparação e levado para Paris. Um instante de tempo pós guerra e o  retorno de Anton Lanz, o soldado da força aérea foi liberado do cativeiro americano. Hermann e Anton Lanz e trabalhou em partes para empresas estrangeiras e foram capazes de operar uma pequenas empresa para reparações e manutenção dos tratores a gás de madeira, também produziram carretas simples para reboques de madeira e com pneus de borracha.

Modelo de Careta Reboque Produzido pelo Lanz

1948 - Com a reforma monetária subindo lentamente a Fábrica Lanz poderia equipar as salas de produção equipadas com máquinas novamente. A produção de tratores foram retomadas com o modelo D47 com 22 hp e 28 hp vários tratores desse modelo são entregues. Anton Lanz se casou com a filha de Baden empresário da Empresa Rauch. A empresa Rauch também atuou na fabricação de equipamentos agrícolas e  já estava terceirizada.

Modelos de Tratores pós-guerra  com 22-28 cv


1949 - Um Trator Agrícola com 14 HP foi fabricado com expansão do motor D 47. Também foram fabricados acessórios para facilitar o uso do dia a dia tais como apropriação de Capota Dobrável, remoção da capô para limpeza do radiador entre outros itens. As transações do novo trator fizeram com que mais trabalhadores fossem contratados para a ampliação da construção de máquinas agricolas.

O Modelo D14 na série anterior com Lanz, engrenagem 4/1 em seguida virou o modelo Hurth G76

1951 - O típico HELA lança o modelo chamada HELA diesel, foi introduzido por insistência da Lanz Mannheim que funciona como uma marca da empresa Lanz Aulendorf. Apesar da mudança indesejada anteriormente, logo tornou-se uma marca de qualidade e de boa técnica.

O Clássico HELA Lanz desde 1951

1952 - O programa da construção de tratores oferecido era de12 hp a 40 hp. O poderoso Trator HELA de 40 cv., era freqüentemente encontrado e cada vez mais oferecido para exportação. Ele era um trator agrícola e de transporte já comparável com Hanomag e Lanz Bulldog.

O Modelo D40 de 3 Cilindros considerado Trator Grande 

1955 - Os primeira motores fabricados pela HELA foram instalados no modelo D 12. O designer dos modelos era Anton Lanz que começou em 1951 com o design destes motores que foram oferecidos de forma modular para o motor de três cilindro. Também foram construídos motores marítimos de alta qualidade pela HELA.

Um dos diversos Modelo de Motores Fabricados pela HELA

1956 - A diversidade de modelos HELA foi ampliada como trator vinícola modelo  VARIMOT. Nos últimos 50 anos cujo desenvolvimento foi impulsionado progressivamente, ainda foram oferecidos uma diversidade de modelos de motores. A gênese de uma retroescavadeira compacta esta expansão foi também exemplar para o futuro desenvolvimento de tratores via estreita para frutas e plantações.

Modelo de Trator Vinícola VARIMOT

1958 - A entrega do trator numero 20.000 poderia ser comemorado, no mesmo tempo uma nova forma de  capô foi projetado que foi introduzido em 1959 no 30 º aniversário de Fabricação de Tratores. As instalações da fábrica teve de ser mais uma vez expandida, finalmente a fabrica Lanz Aulendorf. tinha cerca de 600 funcionários.

Diferenças de 30 anos de Fabricação de Trator

1960 - Nos anos 60 a Fabricação de tratores tem sido constantemente ampliado com vários serviços especializados. As operações de exportação para a Turquia e Espanha também poderia ser perseguido com sucesso. A Fabricação  foi complementada pelos motores marítimos que foram exportados principalmente para a Itália. Em hidráulica foram com projetos próprios para o mercado para ser um independente nesta área.

O projeto Hidraulico do HELA

1962 - Para a empresa WAHL foram fabricados tratores com 25 HP só foram produzidos e fornecidos com a marca WAHL no capô e o seu modelo de venda era W225. Anton Lanz agora diretor e foi apoiado pelos genros de Hermann Lanz, Otto Feld e Hermann Lutz na área de negócios. Quase todos os itens estão no negócio recém-expandido por eles mesmos. No mercado francês e nas cidades de Benelux em 1963 as empresa Saulgauer Bautz Tratores e a Bautz - HELA se uniram.


HELA Modelo D225 com o capô do motor da WAHL 

1964 - Nos 50 anos da empresa Hermann Lanz. Desde meados dos anos 35, em Aulendorf começaram a ser oferecidos tratores do modelo Mähschlepper Sansão.  Para o Aniversario de Hermann Lanz o Pioneiro na construção de tratores uma grande cerimonia foi realizada em seu mérito em Aulendorf. Em maio antes do aniversario de 50 Anos de Anton Lanz ser comemorado mais um modelo de trator foi apresentado, uma Pá Carregadeira Modelo RA foi construída sobre a base do Trator VARIMOT.

Modelo RA construído sobre a base do Trator Varimont

1965 - Hermann Lanz comemorando seu aniversario de 75 anos com muita saúde e ainda envolvido em toda a empresa. Com 70 anos em uma viagem a Londres aprendeu o idioma Inglês. O Modelo VARIMOT passa a ser fabricado por uma empresa japonesa no Japão como um Produto Licenciado

Modelo VARIMOT com Pá Carregadeira


1966 - A produção de tratores com tração nas quatro rodas foram adicionados na nova produção. 
Com esta extensão do modelo, um design moderno de Capô foram introduzidos nos tratores. Vários tratores especiais foram feitas para as necessidades dos clientes em Aulendorf cobrir todas as necessidades dos setores agrícola e florestal.Com o fim dos anos 60, a produção de motores com mais do que 7000 unidades em HELA foi descontinuado.Carregadeiras de rodas VARIMOT modelo NI e NA foram oferecidos para os serviços com 22 a 30 hp. Em 1968 já era o modelo VARIMOT NO com a adição de transmissão hidrostática.

Modelo VARIMOT NO

1970 - Celebração de 80 anos de aniversário do fundador da companhia Lanz, fez adicionalmente para a empresa Fendt de Marktoberdorfer o Modelo TS de retroescavadeira, 65 unidades dos quais cerca de 80 peças em Aulendorf saiu da linha de montagem. Também em 1970, os tratores UTB da Roménia sobre a Licença da FIAT e com uma Licença de Produção iniciaram uma linha de produção na Empresa Lanz na Alemanha. Em 1972 os motores com 60 hp receberam mais força e na Linha de produção entraram Tratores com tração nas quatro rodas e trator de tração traseira.Os Tratores fracos entre16-27 Cv. já não eram mais fabricados a demanda agora era muito pequeno.Os Avançados Tratores Schilter da Suíça, mas a qualidade do programa para este também era a representação geral adotada na Alemanha.


da esquerda: Schilter UT (parcialmente coberto), D260A Vermelho, D648A Verde e UTB Laranja

1972 - Em 24 de Setembro 1972 Hermann Lanz morreu após uma curta doença em Aulendorf. Nunca antes em Aulendorf foi realizada um enterro com uma grande honra.Clientes enlutadas de perto e de longe deu ao pioneiro alemão da construção de tratores a ultima honra do seu adeus. Muito além das fronteiras e ao redor da cidade cuja lembrança do Homem continuaram com a merecida honra.

Retrato Hermann Lanz

1976 - Muitos fabricantes de tratores tinha deixado de apoiar a fabricação de pequenos tratores, tendem a ter tratores poderosos. Quando Lanz foi, porém em várias ocasiões a solicitando de pequenas explorações agrícolas um trator de 24 cv de pequeno porte do modelo D424 foi  incluídas na produção. Assim poderia ser comprado tratores 24-70 cv, em Aulendorf.

A Série de Tratores Modernos

1978 - Pós-Graduação de Engenharia Industrial Hermann Lanz, o filho mais velho de Anton Lanz ingressou na empresa. Hermann Lanz juntamente com o seu pai começou agora as negociações de aquisição com a empresa Mainzer IBH Holding AG, que foi realizado em 17 Março 1978. Esta aquisição conduziu à mudança do nome para Lance - Maschinenfabrik AG & Co. Hermann Lanz foi até 1981 chefe de departamento e depois foi promovido na área para diretor financeiro de gestão. A produção de Winbergschleppern VARIMOT cessou depois de quase 4.000 unidades, o Zetcat LL 30 foi agora expandido a sua gama de produção.



Carregadeira Compacta ZETCAT Tipo LL 30


1979 - Com mais de 30 mil tratores e após 50 Anos Schlepperbau Aulendorf terminou a produção de tratores HELA. O setor da construção da mini carregadeira do modelo Zetcat progrediu. Este foi o primeiro trator projetado após a junção das empresas Lanz e Zettelmeyer, varias unidades vendidas e depois aperfeiçoadas com o tempo.

50 Anos de Schlepperbau em Aulendorf

1983 - IBH Grupo chefe Esch foi preso por suspeita de fraude e exploração entrou em colapso e em falência. A empresa Lanz também pertencia aos empresas falido. Embora Hermann Lanz ainda sofreu perdas financeiras que permaneceram a empresa e fundou uma empresa de resgate para o local e manter a equipe em Aulendorf. Anton Lanz retirou-se da empresa que vendeu o negócio e se mudou para Villa no trabalho dentro da cidade. Várias mudanças de propriedade da empresa Lanz também levou à saída de Hermann Lanz março 1984.

1984 - Os Modelos Zetcat foram realmente feitas sob licença na antiga União Soviética na cidade de Makarov, local de Lanz Zetcat na União Soviética onde as peças principais ainda foram feitas em Aulendorf, eles haviam se tornado de forma cautelosa.

Montagem final Zetcat Aulendorf

1989 - O grupo francês Pel-Job um fabricante de mini-escavadora da cidade de Grenoble na França, essa empresa assumiu mais de 100% da empresa Lanz em Aulendorf. Pouco tempo depois a falência da empresa Pel-Jod foi confirmada no entanto, foi provavelmente os competidores da Alemanha. Em julho de 1989 a empresa foi adquirida pelo grupo Eder, pode ser restabelecida com o sucesso de vendas recente da qualidade da mini carregadeira.

1991 - Vendas de máquinas e serviços foram transferidas para a empresa Zeppelin em Garching assim uma melhor oferta foi atingido no setor dos tratores. Zeppelin decretado por afiliação para o Grupo CAT EUA, uma programa extensa para construção de tratores foi realizado. Em dezembro, a empresa Eder passou a fabricar os tratores mini carregadeiras para Zeppelin e a Produção foi mudada para  Friedrichshafen.

Carregadeira compacta da Zeppelin 

1992 - Os outros proprietários já não podia manter a empresa de modo e em junho de 1992, a empresa que estava em Aulendorf parou completamente com a sua produção. Para a propriedade que era muito grande e em uma localização central em Aulendorfs planos foram efetuados, a licença de demolição foi solicitado.

1995 - As instalações de produção foram demolidos. A moradia era para ser preservado, também mais tarde uma grande enchente atingiu a moradia e também levou a demolição. No local da antiga fábrica agora são prédios de apartamentos e um amplo estacionamento, o que estava ligado a uma escola profissional.

A demolição dos antigos pavilhões de produção

1996 - Em 23 de Maio 1996 morreu  Anton Lanz. Com a idade de 70 anos entrou em merecida aposentadoria o que restou da empresa passou para o filho Hermann Lanz. Seus méritos em Aulendorf a construção de motores HeLa foram o mesmo com tanto sucesso como o pioneiro de seu pai Hermann Lanz. A queda dos negócios da família até sua morte ele nunca poderia superar corretamente.

 Anton Lanz e sua esposa Elizabeth

2002 - Em ocasião do primeiro Encontro Internacional de Tratores HELA foi aberto uma rua na antiga fábrica que foi nomeada como Hermann Lanz. Uma considerável delegação de tratores HELA de quase todas as séries se enquadraram a este evento memorável que foi realizado em honra de Hermann e Anton Lanz.

Foto aérea do Encontro HELA 

2004 - Atingido pelos interesses dos tratores HELA em 2002. No ano de 2004 comemorando o 90 º aniversário da empresa, o segundo Encontro Internacional de Tratores HELA foi realizada simultaneamente, sob os auspícios da família Lanz uma placa homenageando Hermann e Anton Lanz. na cidade de Aulendorf que fornece informações sobre as instalações da companhia no local da instalação anterior.

Placa Memorial 

2006 - No 3° Encontro Internacional de tratores  HELA foi atingido pelo aniversários de 40 anos dos tratores HELA e 50 anos de tratores HELA VARIMOT comemorado em dois dias. Objetivo era, como nos anos anteriores, mais uma vez o ex-empresário da família Lanz obtido como patrocinador.

Encontro HELA em 2006

Os tratores já elitistas Hela vai continuar a atender na antiga instalações, no entanto, não realizada em intervalos regulares, mas na ocasião de um jubileu da empresa.
Por isso, em maio de 2009 e foi o 4º Encontro Internacional de tratores HELA que ocorrer por motivo do do trator Sansão que foi introduzido em 1929 e já foi uma razão suficiente para assumir o encontro do 02 e 03 devido a 2009.

Encontro de Tratores HELA em 2009

2010 - No IV Encontro Mundial de Clássicos na cidade de Bodensee em Friedrichshafen. Este espetáculo para jovens e para todos os apaixonados da antiguidade em água, terra e aeronaves e tornou-se um evento lendário. Além de tratores Porsche e Lanz Bulldog fizeram o IV Encontro Mundial ainda mais emocionantes.
Mesmo que a empresa HELA não existe mais muitos ainda existem muitos visitantes interessados. Na região de Bodensee alguns tratores Hela ainda são utilizados na agricultura.

IV Encontro Mundial de Clássicos em 2010

2012 - No 5° Encontro de Tratores HELA foi nos dias 05 e 06 de Maio de 2012 na sede antiga da fábrica.
Pela primeira com a colaboração do pessoal de  Förderverein da cidade capela Aulendorf o V Encontro foi incluído. Isso permitiu a hospedagem e a construção de um lugar para os Encontros HELAque agora são facilmente realizados. O planejamento e a organização responsável, mas ainda o grupo de interesseé da equipe Franz Schoch e seus companheiros de trator.

Encontro de Tratores HELA em 2012



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